Captura de Tela 2022-08-18 às 13.49.19.png

Novo Sistema de Cargos e Permissões

14 de setembro de 2022

Estamos sempre pensando em como podemos deixar a plataforma Machine bem adaptada as suas necessidades, e sabemos que elas mudam quando você atinge novos patamares. Uma equipe maior e com mais responsabilidades exige mais controle por parte dos administradores e também exige mais cautela com segurança quando o assunto é sobre limites do que cada usuário tem permissão de realizar na plataforma.

E sobre isso, estamos trazendo uma novidade interessante para você, com o novo sistema de "Cargos" e "Permissões" você terá mais liberdade para você escolher o que uma pessoa que possui um usuário na sua plataforma pode ou não pode ver ou interagir.


Para mostrar na prática do que se trata, entre na plataforma com o seu usuário de administrador e acesse o menu:
"Cadastro > Minha equipe". Essa nova página está agora substituindo a antiga tela de "Usuários". Você verá que todos os seus usuários estarão organizados de acordo com as funções disponíveis no sistema atualmente, que são as funções de "Administrador", "Gestor" e "Operador".

Um usuário do tipo administrador, pode fazer tudo no sistema. Já um usuário do tipo Gestor possui menos permissões, como por exemplo, ele não pode ver o Painel de Indicadores.​ Essas permissões para cada tipo de usuário, entretanto, eram definidas pelo próprio sistema. Se por caso você tivesse a necessidade de atribuir uma permissão específica a um usuário do tipo Gestor, ou mesmo retirar a permissão de consultar o histórico de corridas de um usuário tipo Operador, você não conseguiria.
 

Mas, agora você pode modifica-las como quiser! Vamos ao exemplo?

Encontre o grupo "Gestor" e clique nos três pontos, que estão indicados pela seta vermelha, na imagem abaixo. Depois, navegue até a aba "permissões".

Captura de Tela 2022-08-18 às 13.49.19.png
Captura de Tela 2022-08-18 às 14.15.56.png

Note que algumas permissões já estão preenchidas e outras não. Essas são as permissões que esse cargo "Gestor" sempre teve na sua plataforma.

Agora basta você escolher se deseja atribuir novas permissões ou retirar as permissões disponíveis. E não se esquecer de clicar em SALVAR. 

Você não precisa mais ficar limitado aos tipos "Administradores", "Gestores" e "Operadores", é para isso que servem os cargos. Você pode criar um cargo bem específico, como por exemplo, um para o seu setor financeiro, e atribuir apenas as permissões que lhes interessam, mesmo que sejam poucas permissões. Assim você garante o controle e segurança de seus dados.

Volte a tela de "Minha equipe" e clique no botão verde no topo da página, escrito "Novo Cargo".

Captura de Tela 2022-08-18 às 14.11.16.png

Selecione quais as permissões deseja nesse novo cargo. Ah, você pode também clicar em "selecionar todos" em um grupo de permissões, caso faça sentido que esse cargo tenha todas as permissões desse grupo.

Captura de Tela 2022-08-18 às 13.51.19.png

Cargos e permissões para as empresas parceiras

Além de trazer novas possibilidades de gestão dos cargos e das permissões da sua central, esta nova funcionalidade vai também oferecer esta possibilidade de personalização para suas empresas parceiras.

Por isso, o acesso aos usuários das empresas parceiras mudou de lugar. Agora, para acessa-los, basta ir até o cadastro da empresa, na aba Usuários, indicado na imagem abaixo, onde você poderá criar e editar os usuários normalmente, da mesma forma como fazia antes desta atualização.

Captura de Tela 2022-09-14 às 11.29.11.png
Captura de Tela 2022-09-14 às 11.29.11.png
Captura de Tela 2022-09-14 às 11.29.11.png
Captura de Tela 2022-09-14 às 11.29.22.png

Invista um tempo para entender todas as permissões disponíveis, valerá a pena e você terá um entendimento do contexto maior.​ Assim, você poderá criar grupos que façam sentido com a sua organização.

Atribua ou crie quantos usuários quiser e transporte a estrutura organizacional da sua empresa para dentro de novos cargos. A ideia é que fique tudo do seu jeito.



Importante:  Vale lembrar que o cargo Administrador é o mais importante do sistema. Deixe nele somente as pessoas que realmente necessitam ter esse poder. Esse cargo sempre terá todas as permissões e não pode ser deletado por nenhum outro cargo.