22 de Junho de 2022

Dedução da taxa do provedor de cartão ao utilizar a carteira de créditos

 
 
Captura de Tela 2022-04-14 às 15.33_edit

Saul Hudson Alcantara

Product Owner

Esta é uma nova configuração para quem utiliza ou pretende utilizar o meio de pagamento "cartão no App" junto a carteira de créditos (nosso método de fazer corridas pré-pagas). Você tem a partir de agora, mais liberdade para escolher quem irá arcar com a taxa do provedor de cartão de crédito, se é a central ou o motorista.

 

Contextualizando: Cartão de crédito no App

Nosso atual provedor de transações via cartão de crédito dentro do aplicativo pratica uma taxa sob o valor total de uma corrida finalizada neste meio de pagamento. As taxas atuais são:

5,20% na opção D+1

4,40% na opção D+30

* Valores sujeitos à alterações sem aviso prévio neste artigo.

Um segundo aspecto para entender bem a nova configuração, é como funciona o repasse dos ganhos do motorista e o repasse das taxas envolvidas nessa modalidade.

Além da taxa do provedor, você pode configurar (de forma opcional) uma taxa sua, para ser descontada junto a taxa do provedor. Se você configurou sua taxa a 1% utilizando a opção D+1, seu motorista será descontado de 6,20% em cada corrida finalizada no meio de pagamento "cartão no app" (1% + 5,20%).
 

E sobre o repasse, existem 3 opções disponíveis que também são definidas usualmente no momento do onboarding da central na Machine:

1 - Transferência direta para o motorista

Ao finalizar a corrida, o sistema subtrai as taxas devidas ao provedor de cartão e transfere o valor restante para o motorista, via conta bancária. 

 

2 - Transferência para a Central

Você pode preferir centralizar todos os ganhos dos seus motoristas em você, para que em algum momento, você repasse esse valor ao motorista.

3 - Transferência mista

Nesta opção, todos os repasses são feitos automaticamente, se você cadastrou uma taxa sua, ela será transferida para sua central em cada corrida. Do valor total, também é retida a taxa do provedor e o valor restante é passado para a conta bancária do motorista. 

Carteira de créditos

 

Como dito anteriormente, essa nova configuração é para quem utiliza o pagamento "cartão no App" junto a Carteira de créditos do motorista. Portanto vamos relembrar como funciona a taxa da central dentro do controle de créditos na plataforma Machine.

A função mais comum da carteira de créditos nas centrais de Mobilidade Urbana da Machine é a utilização da mesma como forma de pré-pago dos motoristas. Os motoristas inserem um valor à carteira de forma antecipada, você define qual a sua taxa por corrida (porcentagem ou valor fixo) e ela é descontada da carteira de créditos do motorista assim que ele realiza uma viagem.

Captura de Tela 2022-06-20 às 12.31.48.png

Para acessar essa tela, vá em Configurações > Créditos.

Por exemplo: Se você definir uma taxa de 15% e seu motorista finalizar uma corrida cujo valor total é de R$ 10,00, será descontado R$ 1,50 dos créditos deste motorista.

A nova configuração: Dedução da taxa do provedor na carteira de créditos

 

Se você utiliza o "cartão no App" junto a carteira de créditos, a soma de todas essas taxas em uma mesma corrida pode gerar insatisfação para seus motoristas. Portanto agora você pode escolher assumir a taxa do provedor nas corridas com pagamento de cartão de crédito dentro do aplicativo, enquanto usa a carteira de créditos.

Por exemplo, se você definiu 15% de taxa por corrida nas configurações de crédito, em todas as corridas será debitado do motorista sempre esses mesmos 15%. O que significa que na prática a taxa do provedor está sendo paga por você, central. E o seu motorista não saberá da existência da taxa do provedor do cartão, ele apenas conhecerá a sua taxa por corrida.

Como ativar?

Se você deseja ativar a funcionalidade, é necessário entrar em contato com nosso suporte e manifestar seu interesse.

Contato do suporte: Envie um email para contato@machine.global ou ligue 4003-9538.

Se a nova configuração não te interessar, você não precisa fazer nada. A forma atual de repasse continua sendo a padrão do sistema e suas configurações não serão alteradas.

Gostou da novidade?

Você está satisfeito?Muito insatisfeitoUm pouco insatisfeitoBastante satisfeitoSatisfeitoMuito satisfeitoVocê está satisfeito?