Captura de Tela 2022-05-31 às 16.36.20.png

Entrega em espera

16 de fevereiro de 2022

Manter os entregadores engajados com a plataforma é um dos principais desafios de quem lança um app de transporte. Com tantas opções poderosas no mercado, pode parecer difícil convencer os entregadores a darem preferência ao seu aplicativo.

Mas a premissa base é a seguinte: entregador quer realizar entregas. Dessa forma, se ele trabalha em um aplicativo que toca uma vez ou outra, logo ele vai desinstalar o app e ir atrás de uma plataforma que não pare de enviar solicitações para ele. Por isso, a funcionalidade da corrida em espera é tão importante, com ela 
o entregador pode pegar uma próxima solicitação antes de finalizar a atual.

Em meados de dezembro de 2021, anunciamos para os nossos clientes de corridas a chegada desta funcionalidade e agora ela foi também adaptada para as centrais de entregas.

Ela funciona da seguinte forma. Quando o entregador estiver perto de finalizar uma entrega – a distância é personalizada pelo gestor da plataforma – ele já fica apto a pegar uma próxima. Além de manter o entregador engajado na plataforma, já que ele conseguirá pegar solicitações em sequência,  a funcionalidade também dá mais opções de entregadores para atender às solicitações, já que antes o sistema só poderia procurar por parceiros que estivessem vazios no momento do chamado.


Como configurar a corrida em espera?
Para ter acesso à corrida em espera, a empresa precisa estar nos planos:

Premium;
Prata;
Ouro;
Diamante;
Essencial;
Super;
Top.
Em seguida, ele deve ir até a aba Configurações > Gerais > Despacho, no painel de gestão da plataforma.

Em seguida, o gestor da plataforma vai habilitar a corrida em espera e definir – em quilômetro – qual a distância até o destino da atual corrida, que o motorista já estará apto a pegar uma próxima viagem.

Captura de Tela 2022-06-07 às 18.08.59.png

Neste primeiro momento, a nova taxa de retorno pode somente ser aplicada a tarifas que utilizam o método de cálculo por Tabela de Km.
Isto porque ao ser selecionada, a opção dá ao cliente a possibilidade de escolher um valor percentual que será aplicado sobre os valores da tabela que ele configurou para gerar os valores do retorno.

Portanto, se em minha tabela eu defini que os primeiros 10km da minha tarifa custam R$8,00, caso eu opte pela taxa de retorno por um percentual da tabela e insira um valor de 50%, os primeiros 10km dos meus trajetos de retorno irão custar R$4,00, devido a porcentagem que foi aplicada ao cálculo.

Assim, você não precisa gastar muito tempo criando toda uma outra tabela de km para o retorno, e consegue valores mais condizentes com as variações de distâncias entre os trajetos de suas solicitações.