top of page

Dinâmica automatizada por demanda

Atualizado: há 4 dias

Otimize o tempo dos seus operadores e aumente o número de corridas finalizadas da sua operação utilizando a dinâmica automática.

As tarifas dinâmicas são essenciais para a receita e engajamento dos motoristas, incentivando-os a operar em horários e regiões específicas. Atualmente, nosso sistema é manual, exigindo que colaboradores ativem e desativem tarifas conforme a demanda, eventos ou ofertas da concorrência. A automação dessas tarifas trará agilidade e escalabilidade, permitindo foco em outras operações, reduzindo corridas não atendidas e tornando o app mais competitivo e relevante no mercado.


Como uma área é definida?


Utilizamos a mesma tecnologia de mapeamento em hexágonos da Uber e 99 para definir áreas dinâmicas. Isso nos permite contabilizar demanda e oferta de forma precisa e aplicar automaticamente o fator dinâmico.



🔍 Cada hexágono possui o tamanho médio de um bairro, tendo 737m².


🔍 O tamanho do hexágono é fixo e não pode ser editado pela central.


🔍 Dentro de cada hexágono com fator ativo, para uma auditoria rápida do fator aplicado, será possível verificar a quantidade de solicitações e motoristas disponíveis dentro área.


E como o fator dinâmico será definido?


Para definir o fator dinâmico, consideramos duas informações: demanda e oferta. A demanda é o número de solicitações abertas nos últimos 3 minutos em um hexágono, enquanto a oferta é a quantidade de motoristas livres.


🔍 Motoristas livres são aqueles com status "Livre" e os que podem receber uma corrida em espera.


Você pode ajustar a regra para aplicar o fator dinâmico sempre que quiser. É só configurar o indicador de demanda excedente, que nada mais é do que as corridas abertas sem motoristas disponíveis no hexágono.


Por exemplo, em um hexágono temos 5 solicitações ocorrendo e 3 motoristas disponíveis. O excedente nesse caso são 2 solicitações. A partir desse excedente, a central pode configurar o fator que achar adequado, como 1,2x. Assim, quando essas condições forem identificadas pelo sistema, o fator de 1,2x será automaticamente aplicado no valor das corridas, fazendo com que uma corrida de R$ 10,00 passe a ser R$ 12,00.



Dinâmica Automática vs. Áreas de Dinâmica Manual

Saiba que a dinâmica automática e as áreas de dinâmica manual podem funcionar em conjunto.


Se sua intenção é aumentar os valores das corridas em horários de pico ou ajustar os preços conforme a demanda de passageiros e a oferta de motoristas em um local, desative as áreas manuais, configure a dinâmica automática e deixe-a agir sozinha.


No entanto elas podem trabalhar em conjunto, sugerimos você continuar a usar a dinâmica manual caso queira aumentar os preços de solicitações vindas de áreas mais afastadas do centro ou regiões perigosas.


🔍 Na versão experimental, a dinâmica manual sempre tem prioridade sobre a automática. Se ambas estiverem ativas, a manual será aplicada, mesmo com um fator menor.



Como começar a usar a dinâmica automática

Para ativar a configuração, você deve ir em Configurações > Tarifas dinâmicas > Selecionar dinâmica automática. No canto superior direito você pode trocar entre áreas manuais e automáticas.

No canto superior esquerdo você deve ativar a dinâmica para a configuração aparecer:


Ao ativar a dinâmica pela primeira vez, uma tela de configuração irá abrir, para que a central possa selecionar em faixas, a quantidade de corridas excedentes e quais seus respectivos fatores:


Ao clicar em salvar, é preciso aguardar de 3 a 5 minutos para que o sistema reconheça as configurações realizadas e passe a ativar o fator dinâmico automático caso o número de corridas excedentes ocorra.


A dinâmica automática pode ser desativada a qualquer momento e as próximas solicitações não terão fator dinâmico aplicado. No entanto, as corridas que foram solicitadas antes da desativação ocorrer, continuarão com o fator previamente definido.


Visualização das áreas

Enquanto visualiza as dinâmicas automáticas, você pode optar por ver as áreas manuais simultaneamente ou ocultá-las.



Aproveite essa super novidade e otimize a sua operação!


A partir da versão 18.2 do aplicativo condutor.


Esta funcionalidade está em BETA.

629 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page