top of page

Melhorias na taxa de cancelamento

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Explore 3 novas configurações e evite cobranças de taxas indevidas para os seus passageiros

Uma reclamação recorrente dos passageiros é a cobrança indevida de taxas de cancelamento.


Por isso, focamos no desenvolvimento de 3 novas configurações que irão melhorar uma funcionalidade já existente no sistema (descrita abaixo). A taxa de cancelamento indevida gera contestações dos passageiros e trabalho para a central e seus operadores analisarem caso a caso o abono da taxa. Alguns passageiros podem se sentir desestimulados ou desistir de solicitar uma nova corrida por não querer pagar uma taxa indevida. Com isso, as novas configurações visam uma melhor experiência de uso para o passageiro e uma maior aderência ao serviço, o que deve refletir no aumento das corridas finalizadas e consequentemente, no crescimento das centrais. Atualmente, o sistema já permite configurar um tempo limite em minutos para determinar a cobrança de uma taxa de cancelamento ao passageiro, ou seja, dentro desse intervalo, caso um passageiro cancele uma corrida, nenhuma taxa de cancelamento será aplicada.



1. Configure o deslocamento mínimo que o motorista deve percorrer para aplicação da taxa de cancelamento ao passageiro

Pensando em uma solução mais eficiente e que evite o desgaste com cobranças de taxas indevidas ao passageiro, criamos uma configuração complementar ao "tempo necessário para aplicar a taxa de cancelamento", que permite aos clientes configurar um deslocamento mínimo que o motorista deve percorrer antes que uma taxa de cancelamento possa ser aplicada. Isso significa que, se o motorista não tiver atingido a distância mínima especificada pelo cliente, o passageiro poderá cancelar a viagem sem a cobrança da taxa de cancelamento.


As duas configurações poderão ser ativadas juntas para definir tolerâncias para aplicação da taxa de cancelamento para o passageiro e se alguma delas for atingida, o motorista está apto a receber a taxa de cancelamento, caso o passageiro decida cancelar a corrida.

Exemplo - O motorista precisa percorrer 2 km para estar elegível a taxa de cancelamento, ou precisa ter se deslocado por pelo menos 3 minutos. Você decide como configurar.



Para configurar vá em Configurações > Gerais > Passageiros



2. Determine um tempo mínimo de espera o para embarque do passageiro


Exigir que o motorista aguarde por um determinado período até o embarque do passageiro é uma prática comum entre os aplicativos de mobilidade urbana.


Porém, atualmente o motorista pode cancelar uma corrida em nome do passageiro, através do motivo "passageiro não embarcou", gerando uma taxa de cancelamento para o passageiro, mesmo que o motorista não esteja no local ou ainda não tenha aguardado um tempo mínimo necessário para chegada e embarque do passageiro.

Com objetivo de evitar que o motorista cancele uma corrida quando não está no local de embarque com o motivo "passageiro não embarcou", criamos uma nova configuração que determina qual o tempo mínimo de espera de embarque do passageiro no local de partida.


Assim, enquanto não passar o tempo mínimo de espera configurado, o motorista não poderá cancelar pelo motivo "passageiro não embarcou" e nenhuma taxa será aplicada ao passageiro.


Com a configuração ativa, será exibido um cronômetro em contagem regressiva no aplicativo motorista, como mostra a imagem abaixo:

Para ativar essa funcionalidade vá em Configurações > Gerais > Motorista

ATENÇÃO: O motorista ainda poderá cancelar a corrida pelos demais motivos já existentes: Acidente/carro quebrado; Difícil acesso; Outros. Contudo, o cancelamento por esses motivos não geram taxa ao passageiro.


3. Configure um tempo máximo de atraso do motorista até o local de embarque do passageiro

É comum os passageiros questionarem uma taxa de cancelamento cobrada pela central quando o motorista demora mais tempo do que o previsto para chegar ao local de embarque. Como já visto, uma cobrança indevida pode desestimular os passageiros a solicitar uma nova corrida no seu app, certo?

Pensando em evitar esse conflito com os passageiros, estamos lançando a configuração que permitirá a central configurar um tempo de tolerância para atrasos do motorista, de forma a não aplicar a taxa de cancelamento ao passageiro, caso o motorista esteja atrasado.


Para ativar essa funcionalidade vá em Configurações > Gerais > Passageiro


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page