Captura de Tela 2022-05-31 às 16.36.20.png

Taxa de retorno relativa ao Km percorrido

20 de abril de 2022

A plataforma da Machine já contava anteriormente com 3 opções de cobranças distintas relativas a taxa de retorno, para que o cliente pudesse escolher a que melhor se encaixa ao seu modelo de negócio. Tínhamos até então, e ainda temos a opção de:

 Não cobrar taxa de retorno, o que faz com que a tarifa não tivesse valores adicionais no momento em que o retorno for selecionado;
 Cobrar utilizando o mesmo cálculo da tarifa, o que faz com que a tarifa calcule a distância que será percorrida no trajeto de retorno e aplique exatamente o mesmo método de cálculo aplicado no trajeto até os destinos ou; 
 Cobrar utilizando um valor fixo, que faz com que a tarifa apenas adicione um valor, sempre o mesmo, quando a opção de adicionar retorno for selecionada no momento da solicitação.

Contudo, nosso clientes sentiam ainda a necessidade de poder utilizar um tarifa que fosse melhor adaptada a realidade do retorno, evitando valores que ficassem muito baratos em algumas situações e muito caros em outras.

Assim, foi desenvolvida a nova taxa de retorno.

Captura de Tela 2022-06-07 às 18.08.59.png

Neste primeiro momento, a nova taxa de retorno pode somente ser aplicada a tarifas que utilizam o método de cálculo por Tabela de Km.
Isto porque ao ser selecionada, a opção dá ao cliente a possibilidade de escolher um valor percentual que será aplicado sobre os valores da tabela que ele configurou para gerar os valores do retorno.

Portanto, se em minha tabela eu defini que os primeiros 10km da minha tarifa custam R$8,00, caso eu opte pela taxa de retorno por um percentual da tabela e insira um valor de 50%, os primeiros 10km dos meus trajetos de retorno irão custar R$4,00, devido a porcentagem que foi aplicada ao cálculo.

Assim, você não precisa gastar muito tempo criando toda uma outra tabela de km para o retorno, e consegue valores mais condizentes com as variações de distâncias entre os trajetos de suas solicitações.